Molotof

Já tentei fazer Molotof várias vezes, sem a ajuda da Bimby (na altura ainda não a tinha), porque é um dos meus bolos de eleição, mas infelizmente nunca correu bem: no forno cresce e depois abate sempre. Devido ao meu pouco sucesso com este bolo, raramente experimento fazer para ver se é desta certo, e por isso prefiro pedir como sobremesa quando faço uma refeição fora de casa.

Devido a um problema de saúde, fui aconselhada pelo médico para comer muitas proteínas, incluindo claras de ovo (ricas em proteína). Comprei um pacote de claras de ovo no Celeiro para poder dar asas à imaginação e comer as claras das mais variadas formas. Uma das formas que veio à minha imaginação foi precisamente o... Molotof! Lá fui eu tentar mais uma vez fazer o Molotof, mas desta vez com a ajuda da Bimby.

Primeiro fui procurar por dicas na internet para ver qual é o segredo do Molotof perfeito, e as dicas que achei foram:
- 1 colher de açúcar por cada clara
- 1 minuto no forno por cada clara (por ex. para 8 claras são 8 minutos no forno a cozer)
- ao deitar a mistura na forma, calcar com uma colher/bater com a forma, para sair o ar.
- forno a 180ºC
- cozer em banho-maria
- deixar arrefecer o Molotof dentro do forno

Para poder saber quantas claras de ovo estava a deitar na Bimby, vindas do pacote, tive de ir saber quanto pesa cada clara. Cada clara pesa 30g (mas tudo depende do tamanho do ovo), por isso para uma receita de 12 claras, é preciso usar 300g de claras de pacote.

Molotof Bimby
Molotof Bimby

Ingredientes:
12 claras de ovo (300g de claras de pacote)
12 colheres de sopa de açúcar amarelo



Confecção:
Comece por ligar o forno a 180ºC, colocando um recipiente com água lá dentro, para mais tarde cozer o Molotof em banho-maria.
Deitar as claras de ovo para a Bimby e bater com a borboleta (sem o copo de medida) durante 8m/vel 3 1/2.
Enquanto as claras ficam a bater, vamos untar a forma do Molotof com margarina e no fundo deitar caramelo líquido.
Quando as claras estiverem bem batidas em castelo (ao fim dos 8m), programar para bater mais 8m/vel 3, deitando 1 colher de açúcar de cada vez, enquanto as claras continuam a bater.
Findo o tempo, deitar a mistura na forma e calcar com uma colher, para tirar o ar.

Molotof Bimby
Preparação do Molotof na Bimby, antes de ir ao forno

Cozer no forno durante 12 minutos.
Ao terminar o tempo, desliga-se o forno e deixa-se o Molotof arrefecer dentro do forno (cerca de 1h), para evitar o choque térmico e assim evitar baixar.

Bom apetite!

Resultado desta receita:
O Molotof não cresceu no forno, mas também não abateu no final. Foi o melhor que fiz até hoje!

Comentários

  1. Engraçado, o Molotof foi coisa que nunca me saiu mal... A acrescentar aos ingredientes que indica, sugiro adicionar 3 colheres de caramelo líquido :)

    ResponderEliminar
  2. Junte-lhe uma colher de café de fermento em pó, junto com o açúcar

    ResponderEliminar
  3. sempre fiz molotoff e nunca me ficava bem,crescia muito no forno mas depois baixava ate ficar com2 cm de altura. Ate que quando comprei a bimby li a receita e reparei que nao o cozia em banho Maria .
    Hoje nao tenho a bimby mas faço igual, alias eu faço muitas receitas da bimby mas no fogão e ficam boas, nao com o mesmo aveludado mas igualmente boas.
    Quem fala no molotoff, fala também no arroz doce, nunca me saia bem e agora sim.
    Eu junto sempre caramelo as claras para lhe dar um cor mais acastanhado.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário